Provérbios com Sabor a Terra - Participa... contamos contigo!

Neste espaço vamos lançar-te um desafio...

Os provérbios exprimem a sabedoria popular e com eles aprendemos a (re)construir memórias.

De certo que os teus familiares ou vizinhos têm experiências ligadas ao campo e conhecem alguns provérbios populares associados à agricultura. Fala com eles! Envia-nos os teus provérbios para cargaleironatura@hotmail.com com a tua identificação. Podes também colocar o teu ano e a turma.

Participa! Aqui fica uma ajuda...

Colheitas de ano bissexto cabem todas num cesto.

Provérbios enviados por Ana Santos:

Cada um colhe segundo semeia.

Não há boa terra sem bom lavrador.

Provérbios enviados por Patrícia Faria do 11º L:

Ano de ameixas, ano de queixas.

Ano de neves, ano de bens.

Quando não o dão os campos, não o dão os santos.

A campo fraco, lavrador forte.

Mais vale lavrar o nosso ao longe, que o alheio ao perto.

Nem sempre a boa semente cai em terreno fértil.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Como tudo começou...

A escolha do tema “Horta Biológica: (Re) contruir saberes, partilhar com a comunidade” resultou de um desafio lançado no trabalho de campo de Geografia A - “A produção e comercialização de produtos biológicos” na turma L de 11º ano, da área de Línguas e Humanidades, em Outubro de 2009, propondo-se uma acção de intervenção na Escola e/ou Comunidade no sentido de dar resposta às preocupações de alternativas a um consumo socialmente justo e ambientalmente responsável.
O contexto social de alguns dos jovens da turma e a sua experiência territorial indiciava um clima propício ao desenvolvimento do projecto, destacando-se como factores-chave favoráveis - a área de residência na proximidade de ou com hortas urbanas e a experiência do saber-fazer dos avós e pais – e, não menos importante o empenho demonstrado pela turma em geral e pelo grupo CargaleiroNatura, em particular na concretização do projecto na Escola, num espaço onde a memória dos mais velhos presenciou, na década de 90 do século XX, a existência de uma horta.

Com estes dados iniciais, formularam-se três questões-problemas:

  • Considerando como fundamental a cultura popular e as nossas raízes assentes no saber-ser e saber-fazer dos nossos familiares, como podemos qualificar um dos espaços da nossa Escola, conferindo-lhe um carácter pedagógico e de transmissão dos saberes?
  • Tendo consciência que as hortas urbanas promovem a melhoria da qualidade de vida, criando espaços verdes dinâmicos que favorecem o contacto da população urbana com a Natureza, como poderemos sensibilizar os mais jovens e famílias para a sua importância em espaços urbanizados?
  • Tendo consciência de que o concelho do Seixal integra a Rede de Cidades Saudáveis e que existe um projecto no âmbito das hortas urbanas, como poderemos mobilizar a população para que o Poder Local implemente o projecto?

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